A invenção do guindaste: o que são?

A invenção do guindaste foi criada especialmente para o  segmento de movimentação de cargas verticais e horizontais, pesadas. 

Esses super equipamentos, no entanto, não trabalham sozinhos. Eles são controlados por operadores especializados. Esses profissionais podem controlar o equipamento de diversas formas:

  • em cabine
  • em unidade remota de controle, via
    •  rádio
    • infravermelho
    • cabo 

Em sua maioria, esses equipamentos servem principalmente para áreas industriais e de construção civil.

São equipamentos ágeis, precisos e práticos e recomendados para movimentação de materiais pesados em depósitos, montagem de estruturas metálicas e de grandes cargas em terrenos acidentados ou de difícil acesso.

Uma das vantagens dos guindastes é que podem transitar em vias públicas e ser operados em obras urbanas, sempre oferecendo economia de gastos com manutenções.

Existem vários tipos de guindastes que são escolhidos conforme a carga a ser movimentada e ao espaço. Para operá-los é preciso ter uma equipe especializada e equipada com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A invenção do guindaste

E se a gente te contasse que para falar da invenção do guindaste temos que voltar lá na construção das pirâmides do Egito? 

Egito

Há aproximadamente 4.500 anos, a elevação dos blocos de pedra das pirâmides ocorreu por um sistema de rodas presas a um eixo, com uma correia que aplicava força e outra resistência para elevação. (também conhecido como talha). 

Posteriormente criaram as rampas de acesso como um meio de transportar as cargas de forma vertical.

Na Idade Antiga, pelos gregos

Os primeiros guindastes eram de madeira e eram movimentados por homens ou animais, como burros. 

A história continua até os dias de hoje

E assim o guindaste foi evoluindo, passando por épocas e locais. Sua popularização ganhou força com a necessidade de cargas e descargas em embarcações do porto, na Alta Idade Média.

Acredita-se que os primeiros guindastes móveis (de torre) existentes foram idealizados e construídos por Leonardo Da Vinci. 

Com a chegada da Revolução Industrial, houve uma revolução também nos materiais que eles eram produzidos, passando a ser feitos de ferro fundido e aço. Vale lembrar que é nessa parte da história que a mão de obra humana foi substituída, em peso, por máquinas.

Em 1850 foi criado o primeiro guindaste a vapor. Daí em diante, os guindaste continuam a ganhar – e construir – o mundo!

Quer saber mais sobre o aluguel de Guidastes?

Você pode entrar em contato conosco para obter mais informações.

Buscamos ser uma empresa de excelência no mercado brasileiro de movimentação de cargas, a preferência dos clientes, reconhecida pelo seu comprometimento social e ambiental, segurança do trabalho e qualidade de vida aos colaboradores.

Para entrar em contato e saber mais, busque por nossos canais oficiais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir Whatsapp
Precisa de orçamento?